quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Resenha: A Guerra dos Tronos da série As Crônicas de Gelo e Fogo de George R.R. Martin

Já vou dizendo, escrever esta resenha será um dos meus grandes desafios em minha pequena carreira de blogueiro. Pra quem ainda não leu não sabe a grandiosidade deste livro, mas pra quem já leu, sabe do que estou falando, e acho que críticas negativas quanto a esse livro são minoria, pois simplesmente ele é fantástico!

A sinopse não chega nem aos pés do conteúdo da obra, e o livro, apesar de pesar uma tonelada, e ter quase 600 páginas, não é um livro cansativo. Mas vou explicar tudo ao decorrer da resenha.

Sinopse: "Em A guerra dos tronos, o primeiro livro da aclamada série As crônicas de gelo e fogo, George R. R. Martin - considerado o Tolkien americano - cria uma verdadeira obra de arte, trazendo o melhor que o gênero pode oferecer. Uma história de lordes e damas, soldados e mercenários, assassinos e bastardos, que se juntam em um tempo de presságios malignos. Cada um esforçando-se para ganhar este conflito mortal: a guerra dos tronos. Mistério, intriga, romance e aventura encherão as páginas deste livro, agora também um blockbuster da HBO!"

Logo no prólogo nos é apresentado algumas cenas de tirarem o fôlego, e somos surpreendidos com a conclusão do capítulo, e logo iniciado o primeiro capítulo da obra, mudando totalmente de assunto. Nos é apresentado o Senhor de Winterfell em seu reino no norte, Lorde Eddard, que é chamado mais intimamaente de Ned. Há alguns fatos de introdução quando Ned recebe a notícia que o Rei Robert, rei de todos os Sete Reinos, Westeros, decide ir visita-lo, uma visita totalmente não esperada.

Junto com essa notícia há também informações que a Mão do Rei - como um vice-rei, o segundo abaixo do poder do rei - faleceu, o Protetor do Leste, Jon Arryn. Ned não liga de início essas duas notícias, quando o rei finalmente lhe pede para que seja sua Mão. Os dois são muito amigos, mas ser a Mão de Robert, Eddard ficara indeciso, pois etria que deixar seu lar no Norte, sua família, seu reino, tudo, e se mudar para o Sul - onde fica o castelo do rei - e ali ser sua nova morada longe de sua esposa Catelyn.

Ned decide ir, depois de receber de sua esposa - cunhada do falecido Mão - que ele foi, supostamente, assassinado, e não falecido naturalmente. Para resolver tudo, Eddard deixará Winterfell e viajará para o Sul para investigar tudo mais profundamente, pos isso pode significar perigo para o próprio rei.

Esses são os fatos que dão início a Guerra dos Tronos, e isso é apenas o começo. Primeiramente, antes de comentar mais a fundo a hsitória do livro, vou falar sobre os personagens.

Um destaque é como Martin narra toda a história. Ele narra do ponto de vista de cada personagem, sem ser em primeira pessoa, e sim, em terceira pessoa, como no livro A Última Múscia, onde Nicholas usa a mesma técnica.

Voltando aos personagens, Martin estudou cada um perfeitamente, dando uma característica intrínseca a cada um, sem haver semelhança entre outros. Cada personagem tem uma personalidade própria, independente, uma linha de pensamento no quesito do jeito de ser. O leitor sente isso ao ler as pa´ginas da obra, e Martin acertou grandiosamente nisso. Ele não deu mancadas nisso e soube moldar os personagens ao seu favor.

As narrações são do ponto de vista de: Eddard ou Ned; Catelyn ou Cat; Brandon ou Bran; Jon; Arya; Sansa; Daenerys ou Dany e Tyrion ou Duende. Os capítulos são dividos com o nome dele, e gostei como o autor explorou cada um, nos deixando a par de cada assunto, mesmo que um pesonagem esteja do outro lado de Westeros ou Para-lá-do-Mar-Estreito.

Outra coisa legal é que Martin relaciona-se com os personagens lhes dando apelidos. Assim não se torna cansativo ficar lendo toda hora os nomes, como o de Daenerys. Se toda hora o autor ficasse mencionando esse nome, em vez de colocar apenas Dany, a leitura tornaria-se maçante, e até cansativa.
Outro exemplo é o nome de Eddard, apelidado apenas de Ned, nome que sua esposa o chamava cariosamente mas que Martin adotou por todo o livro. Brandon, que o autor soube fazer uma coisa perfeita. Existem outros Brandons durante o livro, que são mencionados, como olguns dos antepassados do próprio Brandon. O autor pra não confundir o leitor decidiu apenas dar o nome de Bran para Brandon. Isso facilitou a leitura, e há outros exemplos mas não irei mencionar aqui.

Sobre a narrativa, como disse, independente de um personagem estar do outro "lado do mundo", Martin consegue de um jeito impressionante, concluir algo que o capítulo anterior deixou em aberto. Com grande maestria George conduz a história de forma incrível, mostrando os fatos com grande habilidade, sem dar rodeios e ficar enrolando em um único assunto.
Uma coisa que digo aos leitores que tem receio de ler este livro, por causa de seu tamanho. Muitos acham que 600 páginas é pura chatice sem conteúdo, mas eu sou de opinião contrária. Falo com toda convicção que Martin criou uma obra espetacular, e independente de quantas páginas tenha, é puro conteúdo. Se fossem 1000 páginas, eu leria com todo prazer, pois quando acabei de ler a obra, fiquei rindo, pois Martin deu um final, digamos, conclusivo e ao mesmo tempo te deixando ansioso para ler a continuação. Por isso digo, arrisque, pois com certeza você não vai se arrepender.
Mapa de Westeros, Sul e Norte
Martin criou um mundo totalmente novo. Muitos disseram que é semelhante - e melhor - que Senhor dos Anéis. Nunca li as obras de Tolkien, por isso não concordo com essa opinião. Acho que dizer que é semelhante - e melhor - que aquela outra obra, chega a ser algo forçado, pois você estaria tirando os méritos de Tolkien e rebaixando a obra. Acho que devemos dizer que A Guerra dos Tronos é muito bom, mas Senhor dos Anéis ainda é - e será - um livro super bom. Sobre esta comparação que fica na boca de alguns críticos, esta é a minha opinião, mas se é a opinião dos outro, tudo bem...

Enfim, nem sei como escrevi essa resenha, e tenho toda a certeza que não listei tudo o que eu queria. Os personagens são ótimos e bem construídos. Daenerys, no começo inocente e pequena diante do irmão Viserys - odeio ele - que teima dizer que é o rei dos Sete Reinos e irá ter seu reino de volta, mas ela logo depois cresce subitamente e se torna uma garota de garra, mais com uma personalidade meio malvada, podemos notar isso, mesmo que em certos momentos torcemos por ela contra seu irmão chato e que bate nela.
Jon Snow, o filho bastardo de Ned, cresce ao decorrer do livro, aceitando o preconceito dos outros contra os bastardos. Mas quando vai para a Muralha, e torna-se um Patrulheiro da Noite - patrulheiros que guardam toda a Winterfell da Floresta Assombrada a norte de Westeros - descobre onde é seu lugar e sua família, mesmo não se esquecendo de seu pai, e de seus meio-irmãos, principalmente da maninha Arya, sua mei-irmã que sonha em ser uma guerreira, e não uma dama mimada como sua irmã Sansa, que almeja casar-se com o príncipe Joffrey, herdeiro e filho do Rei Robert com  Cersei Lannister.

Poderia comentar sobre muitos outros personagens, do humor do anão Tyrion, um dos meus personagens preferidos, Robb, filho primogênito de Ned, que depois de outros fatos importantes, tem que crescer abruptamente.

Mas paro por aqui e digo que esse livro é recomendadíssimo, e estou muito ansioso pra ler a continuação...

FICHA DO LIVRO

AUTOR: GEORGE R.R. MARTIN
TÍTULO: A GUERRA DOS TRONOS
TRADUTOR: JORGE CANDEIAS
EDITORA: LEYA
I.S.B.N.: 9788562936524

É proibida a reprodução total ou parcial deste artigo sem prévia autorização do autor.

5 comentários:

  1. Livro perfeito. Os próximos são ótimos também. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito mesmo, e quero mesmo ler os próximos livros da obra.

      Abraços,
      Joshua

      Excluir
  2. Eu já vi esses livros nas livrarias e todos eles, surpreendentemente volumosos!! Estão custando uns R$50 por aqui, mas deve valer... é uma das obras mais completas que se pode achar. E ainda em trilogia. Realmente Épico.

    att.,
    CJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comprei por 35,00 reais, e na verdade, não é uma trilogia, e sim, uma série de livros, e que aqui no Brasil já tem seu quarto livro lançado. Nos EUA, acho, já tem o quinto ou sexto lançado.

      Abraços,
      Joshua

      Excluir
  3. Oi adorei.. muito obrigado, depois de ter lido sua resenha...me interessei pelo livro....mas vc já leu o livro reverso ... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda
    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...