sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Críticas de Filmes - Viagem 2 - A Ilha Misteriosa


Acabei de voltar do cinema e assisti o filme Viagem 2 - A Ilha Misteriosa, em sua estréia, sequência de Viagem ao Centro da Terra, ambos os filmes baseados indiretamente nos livros do famoso escritor - e consagrado - Júlio Verne.

Sinopse: "A nova viagem começa quando Sean capta uma mensagem codificada vinda de uma ilha misteriosa localizada em um ponto onde não deveria haver nada. Um lugar com formas de vida estranhas, montanhas de ouro, vulcões mortais e diversos segredos surpreendentes. Sem conseguir impedi-lo de ir, o novo padrasto de Sean parte com ele na viagem. Junto ao piloto do helicóptero e de sua linda e determinada filha, eles partem em busca da ilha para resgatar seu único habitante e escapar antes que ondas sísmicas levem a ilha para o fundo do oceano, enterrando seus tesouros para sempre.

No primeiro filme, somos surpreendidos por muitos efeitos especiais, uma história baseada indiretamente - pois não é o livro, e sim, uma história de ficção incluindo o livro na história - que conquistou a todos os fãs de Verne, mesmo tendo alguns pontos negativos que alguns críticos citaram/citam.

Mas o segundo filme é totalmente inovador. No final do primeiro filme temos uma breve citação de, digamos, do que será a sequência do filme. Uma viagem a Ilha Misteriosa, livro que Júlio Verne escreveu e que faz parte do ciclo Voyages.

Falando do filme agora. O começo é bem agitado e mostra Sean fugindo da polícia, depois de invadir um sistema de satélite com o próposito de receber uma frequência de rádio vindo de um pontinho no planeta no meio do nada.
O resultado é perfeito, e Sean consegue o que queria, mas a polícia acaba o pegando - e ainda o garoto tem o direito de cair dentro de uma piscina, rs.

27Dez2011 03Seu padrasto é chamado - o tio de Sean - do primeiro filme, interpretado por Brendam Frasier - foi substítuido por um novo personagem, seu padrasto, interpretado por Dwayne "The Rock" Johnson - e ele próprio leva o garoto - onde entre os dois há um pequeno desentendimento - para casa.
A mãe de Sean briga com o filho mas o jovem acaba se trancando no quarto e ligando logo seu computador. Logo é revelado o que ele trazia consigo - uma mensagem codificada que conseguira receptar no satélite. O problema é que ele não consegue traduzi-la.

No dia seguinte seu padrasto tenta se aproximar do garoto, e quando vê a mensagem decodificada, usa seu talento que anos usara no serviço da Marinha, traduzindo toda a página. Isso serve um pouco de aproximamento dos dois, mas quando Sean revela que precisa ir a uma ilha - que nem a menos existe -, Hank proíbe a saída do garoto.
Após uma conversa com sua esposa, Hank decide ir com seu enteado para a tal ilha - mas o que ele tem mesmo em cabeça é ir até Palaus - onde eles provavelmente pegariam um barco ou helicóptero até a tal Ilha Misteriosa - e mostrar ao garoto que aquilo era loucura.
Mas quando chegam a Palaus, eles acabam entrando em um helicóptero velho de turismo de um cara totalemente medroso - e chato, rs - de Gabato ( interpretado por Luis Guzmán). Hank nega e decide ir embora, mas quando Sean dá de cara com a filha de Gabato, Kailani ( interpretada por Vanessa Hudgens ), nada o impede de não partir em direção a tal Ilha Misteriosa.

O grupo parte então, mas quando se veem em meio a uma furiosa tempestade - que está no livro de Verne - eles são sugados em direção a um furacão e é ai que ocorre o acidente. O helicóptero é despedaçado e todos, após o acidente, se veem em uma praia - onde não deveria existir nada, apenaso oceano.

Após isso, é o filme, rs. Vou parar por aqui para não estragar a graça de Viagem 2.

Vou listar, primeiramente, os pontos positivos - sim, há negativos também. Primeiramente, o legal foi que para Sean e Hank descobrirem onde ficava a tal Ilha Misteriosa, eles tiveram que achar três obras consagradas: 1- A Ilha Misteriosa de Júlio Verne; 2-  A Ilha do Tesouro de Robert Louis Stevenson e 3- As Viagens de Gulliver de Jonathan Swift.
O legal foi como eles chegaram essa conclusão, arrancando os mapas das três obras e juntando-as, formando uma pequena ilha, contendo as cordenadas e tal. - No começo Hank não acredita, mas acho, quem não acreditaria de primeira?

27Dez2011 02Outro ponto legal foram os efeitos especiais. Muitos elogiaram, e outros críticos chegaram a dizer que se assemelhava ao de Fúria de Titãs - e ainda disseram que era do primeiro filme de mitologia. Não concordo com nenhum dos dois, mas sou parcial na opinião dos prós e contras. Admito, o 3D maravilhoso de Viagem 2 não chega a ser perfeito, e nem toda sua tecnologia e efeitos especiais, mas também os críticos exageram dizendo que se assemelha ao primeiro Fúria de Titãs. E mais uma coisa, os efeitos especiais são muito bons, mas sim, há partes em que você percebe que os criadores do filme deram umas mancadas nesse quesito
Outro ponto forte foi a história. Alguns dizem que o filme perde o foco no meio da história e se atenta apenas aos efeitos especiais. Sim, concordo, mas mesmo com todos esses erros o filme continuou fantástico. É claro que os criadores exploraram mais a parte dos efeitos e do 3D do que a história em si, mas acho errado dizer que o filme não é bom e sim ruim. A história tem seus defeitos, mas mesmo sim ela se salva.

Os personagens, mesmo que modificados - falando da troca do tio de Sean para seu padrasto Hank - não foi um defeito feio no filme, mas algo que era necessário. Acho que fazer um rodízio não é nada ruim. O ruim mesmo é quando trocam o ator de um personagem, e fica meio estranho, mas trocar o personagem é algo totalmente diferente. O que ficou meio deslocado foi que o tio de Sean foi totalmente esquecido e fatos anteriores a esse filme e posteriores ao primeiro filme foram totalmente ignorados. Não houve algo que ligasse a história. Simplesmente ela estava ali.

Agora vamos aos pontos negativos - acho que acima já listei alguns, mas então...

23Nov2011A história do filme é meio acelerada, e como já disse, os criadores deram mais atenção aos efeitos especiais e ao 3D, do que o que era mesmo crucial para o filme: a história. Vamos pensar: os personagens, para se livrarem antes da ilha afundar vão atrás do diário do capitão Nemo - outro personagem e Verne - para achar enfim, o Náutilo. Pode ser meio maluco, mas esta é o foco do filme: salvação.

Os diretores perderam tempo com efeitos especiais. Gastaram uma idéia boa com a fuga do lagarto gigante, colocando já nas primeiras cenas e fechando o ato com toras socando o rosto do monstro. Foram meio patéticos em mostrar a antiga Atlántida. Se a ilha afunda de 140 anos em 140 anos, e no final do filme, quando a ilha vai afundar, toda a cidade de Atlántida é destruída. Agora pensa comigo: quando a ilha emergir novamente, a cidade de Atlántida não terá mais suas estátuas belas, sua arquitetura intacta. Tudo estará destruído. Então como quando os personagens chegam a Ilha Misteriosa, como Atlántida está toda perfeita com seus edifícios, estátuas intactos? Acho que ficou meio vago isso - e não estou sendo exigente, rs.

Enfim, Viagem 2 - A Ilha Misteriosa é um ótimo filme, mesmo com todos seus acertos e erros. Com uma trilha sonora maravilhosa, efeitos especiais ótimos e uma história - parcialmente - boa, o filme sim supera expectativas.

Espero ter listado tudo o que eu senti ao ver o filme, e recomendo assisti-lo em 3D.



É proibida a reprodução total ou parcial deste artigo sem prévia autorização do autor.

6 comentários:

  1. Fala Joshua, beleza?

    Parabéns pela crítica ao filme, e por destacar os principais pontos encontrados por você.
    De tudo o que você citou, é uma pena que os criadores se focaram no efeitos, e afins, se esquecendo da história, mas de certa forma isso vai continuar acontecendo, já que o "3D" chama a atenção né?
    Outro ponto interessante é terem trocado apenas o personagem, já que isso sempre fica estranho.
    Tudo parece ser interessante, e espero poder ver em breve (yn)

    Abraços e novamente parabéns.
    Ricardo - www.overshock.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Ricardo. é mesmo, como listei na crítica, os produtores erram mesmo nesse quesito.

      Abraços,
      Joshua

      Excluir
  2. Adooro Joshs :)
    Acabei de voltar do cinema, sério mesmo. Achei sua opinião quanto ao filme totalmente perfeita!
    Algumas falhas eu notei, outras nem tanto, mas o filme é muito bom!
    Curto Fraser, mas The Rock no filme foi um diferencial e tanto. Deixou mais do divertido ainda.
    Yay, adorei o 3D :)
    Mal posso esperar para Jogos Vorazes!
    Beeijos
    Jups | Up Sagas
    www.upsagas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, o filme é mesmo bom, e o 3D ajudou muito, pena que a história foi meio fraca, mas mesmo assim não tiro os méritos do filmes.

      Abraços,
      Joshua

      Excluir
    2. olha vc ta certo mas ainda foi melhor pra mim decifrar esses codigos foi mais legal gostei qual q coisa faça pergunta para mim

      Excluir
  3. olha eu vi o filme todo vi e revi adorei e eu so bom em nota as parte dai eu vi uma coisa no livro q eles pegaram o mapa eu vi os livros e exatamente tem os mapa e a tras existe mesmo adoro descobri essas coisas so estudante da marinha

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...