quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Resenha - Na Ilha do Dragão de Maristel Alves dos Santos


Li esse livro há uns meses atrás, só que no tempo não pude resenha-lo de imediato. Logo o tempo foi passando e eu vi que eu não escrevi nenhuma postagem sobre ele. Como hoje eu não tinha nada para postar, decidi resenhar então Na Ilha do Dragão.

Aqui vai a sinopse:

"A idéia foi de seu Ademar, pai de Guga. Levar o filho e seus amigos para passar uns dias na Ilha do Dragão. Antes mesmo da partida, Carol teve um estranho presságio: aquela viagem não seria apenas de praia, sol e mar...
Ela estava certa. Na paradisíaca ilha, essa turma de amigos vai ter de superar seus próprios limites para enfrentar aterradores perigos e desvendar uma história antiga que inspirou livros e virou lenda.
Uma aventura cheia de suspense, emoção e humor, que vai levar sua adrenalina às alturas."



O livro é da Coleção Vaga-Lume, uma coleção destinada ao público adolescente e jovem, mas que também pode ser lida por todos, independente da idade. Na Ilha do Dragão conta a história de Carol - um apelido de Caroline - e seus amigos. Como era férias, o pai de Guga decide levar os jovens para uma ilha, que é mais conhecida como Ilha do Dragão. Carol - isso no prólogo do livro - antes de partir em viagem pega um livro sobre vários piratas e ler sobre um relacionado a Ilha do Dragão: o Capitão Dragon. Depois de ler toda a sua história Carol fica com um mal pressentimendo do que está por vir. E ela estava certa.

Ao chegarem na ilha, os fatos seguintes chegam a ser pouco interessantes. Mas quando há uma briga entre dois garotos, um sumiço pela floresta, viagens até praias distantes, histórias enigmáticas, e um sequestro sem pé e cabeça, o enredo do livro toma velocidade, e a partir daí não tem como largar o livro.

Um ponto negativo foi que a autora tinha que ter desenvolvido mais a história. Durante a obra senti que faltava algo mais, mais aventura, mais algum ingrediente crucial para uma explosão fantástica de história maravilhosa. Maristel deu algumas mancadas durante o enredo do livro que ficaram evidentes em alguns capítulo.

Mas falando dos personagens. Gostei muito deles. A autora soube dar cada personalidade única a cada um deles, e você percebe que eles são cruciais para toda trama. Cada um exerce seu determinado papel. Acho que descrevo assim a maestris da autora diante desse quesito.

Outro ponto negativo que encontrei em Na Ilha do Dragão foi seu final. Foi bom, admito, mas não tão bom como eu esperava. Quando percebemos que o livro tem todo aquele mistério impossível de ser resolvido, quando chega ao seu final percebemos que tudo era tão fácil de ser respondido e descoberto. Sei que a autora construiu uma maravilhosa história, mas no final ela caiu de tal maneira deixando a história em aberto. Não foi um grande erro e nem um pecado, mas acho que devria ter sido revisado isso antes da publicação.

Enfim, Na Ilha do Dragão é super legal e é aquele livro que te conquista para sempre. Ele sim entrou para minha lista de favoritos, e mesmo que não seja conehcido por muitos, aodrei ele. Recomendo!

FICHA DO LIVRO:

Editora: Atica 
ISBN-10: 8508086857 
Formato: Médio 
Acabamento: Brochura    Origem: Nacional 
Edição:
Número de páginas: 196 Lançamento:
1/1/2003

É proibida a reprodução total ou parcial deste artigo sem prévia autorização do autor.

4 comentários:

  1. Apesar dos pontos negativos que você citou na resenha, fiquei bem interessada neste título! Ainda mais por ser um livro nacional e com uma proposta bem diferente dos demais infanto-juvenis.

    Ótima dica!

    Abraços,
    http://leitorasanonimas.com

    ResponderExcluir
  2. o livro tem mais diálogos,narrações ou descrições???

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...