quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Resenha - Assassin'S Creed: Renascença de Oliver Bowden

Olá pessoal! Como está a semana de vocês? A minha está ótima, até mais porque eu terminei de ler o livro que eu há muito tempo queria ler, e consegui! Desculpem-me por ter postado a resenha do livro atrasadamente atrasado! Foi até por causa da escola e tal. Mas até que fim que eu terminei Renascença.

Capa do livro. Gostei muito da foto
escolhida para o mesmo, ficou ótima, e
figura tudo que é narrado durante a obra.
"Traído pelas famílias que governam as cidades-estado italianas, um jovem embarca em uma jornada épica em busca de vingança. Para erradicar a corrupção e restaurar a honra de sua família, ele irá aprender a Arte dos Assassinos. Ao longo do caminho, Ezio terá de contar com a sabedoria de grandes mentores, como Leonardo da Vinci e Nicolau Maquiavel, sabendo que sua sobrevivência depende inteiramente de sua perícia e habilidade. Assim começa uma épica história de poder, vingança e conspiração. "

Pela sinopse do livro, já podemos ver o quão a obra promete! Bem, eu fui nessa expectativa pra ler o livro, mas sabe, eu me dei muito mal! Vou explciar isso durante a resenha, que por sinal, poderá ser bem grande...

A estória do livro gira em torno de Ezio Auditore, um jovem que aparentemente é normal, e filho de uma família normal. Só que outra família, de sua mesma cidade, Florença, começa a difamar o nome de seus familiares, causando grande "burburinho" por toda cidade. Ezio, que tem o gênio bastante "vingativo", vai resolver esta confusão em briga, e acaba dando um "fim" a isso tudo. Dias se passam, tudo corre normal, mas os Pazzi - a familia difamadora - não vai deixar isso em branco. Arma uma emboscada para Ezio, e ele cai direitinho, algo que poderá atingir a sua família inteira. Depois de vários acontecimentos, Ezio vai em busca de vingança, contra todas as famílias e partidos que lhe fizeram algum mal ou a sua família. A estória caminha normalmente, cheia de cenas de ação e aventura de tirar o fôlego.

Agora direi: A estória, por mais que seja boa, tem seus defeitos. E ESSES DEFEITOS SÃO SÉRISSIMOS!

A primeira coisa que irei falar, é sobre a estória da obra. Vocês já devem saber que o livro é baseado em uma franquia de jogos, que foi uma das mais vendidas ultimamente. Quando se trata de um jogo, podemos visualizar mais o que se passa na cena, e até interagir nela - caso você esteja jogando o game. Mas quando você passa para o papel a estória do jogo, tem que haver algumas modificações, por mais que o autor do livro seja fiel ao jogo, tenho toda certeza, ele não vai alcançar a meta que o game alcançou. Explico bem. Se o jogo é de ação - digamos, sangrento - claro que o game vai estar recheado de cenas de ação. E isso é muito bom, já que quando você está jogando, o que agrada o jogador é ação pura. Mas quando você está lendo um livro, você quer conteúdo. O leitor se cansa quando há cenas repetitivas em uma obra. Parece que você está relendo um único capitulo do livro. Cansa muito Assassin'S Creed, pois quando se trata de um livro, o autor pecou muito nestes pontos. Ele podia ter improvisado mais, adaptado um pouquinho a estória do livro. Mas isso só é um dos pontos que eu não gostei...
O autor se importou muito em ser fiel ao jogo, que acabou criando uma obra cansativa, de quase 400 páginas, coisa que demora para ser digerida, pois quando um livro tem muitas explicações e pouco conteudo, você fica meio perdido na obra. O autor demora-se muito para narrar uma cena, coisa que no jogo é bem rápida, e deixa mais satisfeito o jogador, coisa que no livro não atingiu a meta esperada. Você pode ler tranquilo o livro, mas que vai cansar, vai. Acho que pode ser impossivel ler este livro em um dia. O máximo é em uma semana! Então aviso: este livro tem que ser digerido aos poucos, em lugares calmos, onde você possa compreender o que está lendo, até mais porque o livro se tratando de ser cansativo, você pode se acalmar um pouco enquanto ler. Assim, a leitura se torna leve, e você - pelo menos - entende o que se esta sendo tratado no livro. Mas em meu caso, eu não consgeui ler o livro em lugares calmos, até porque, eu estava lendo ele na escola! Bem, mas eu consegui ler, rsrsrs, graças a Deus!

"Nas semanas posteriores, seguiu-se o mais intensivo treinamento no uso de armas, mas, enquanto aprendia novas técnicas de combate, Ezio também descobria mais sobre a história da família ... ele aos poucos foi ficando inquieto com o fato de que poderia estar à beira de um destino mais importante do que havia acreditado ser possível."
Pág 96 - Assassin'S Creed: Renascença

Um ponto bom na estória, foram seus personagens. Gostei muito de Ezio. Ele tem tudo para ser o melhor Assassino - lendo o livro você entende - mas por causa de seus defeitos, ele muitas vezes dá aquelas mancadas, mas nunca desiste de acertar o alvo. Ele não se importa o quanto isso custe, mas a única coisa que ele se importa é terminar a missão dele...
A família de Ezio é pouco estudada no livro, até porque nas primeiras páginas da obra você entende a razão disso. Uma única coisa sobre a família de dele que foi um pouco focalizada, foi a relação de Ezio e seu irmão Federico. Ezio parece sempre querer ser como o irmão mais velho; para ele, ele é uma representação dele quando for mais adulto! E Ezio já expressa a amizade que ele tem e o amor pelo irmão. Gostei muito disso, pois eu tenho um irmão mais velho, e todo irmão mais novo tem como perfil o brother.
Falando do tio de Ezio, Mario, ele tem todo aquele humor, que não pode faltar em livro. Acho que muitas vezes foi este humor que salvou o livro da caracteristica sangrenta. Por mais que outros personagens e cenas do livro tivesse seu humor sem o tio de Ezio, acho que este personagem foi fundamental para a estória, a mais que seu humor, pois ele salva muitas vezes a vida de seu sobrinho.
Poderia falar de outros personagens, mas também, nesse decorrer, poderia soltar alguns sopoilers, então paro por aqui.
Vou falar então dos vilões da trama. Uma coisa que me desanimou, é que Ezio é ODIADO POR TODOS! Parece ser isso que a gente sente quando se depara com a estória de Ezio Auditore. Ele tem muitos inimigos, alguns fracos, outros fortes; uns espertos, outros desprovidos de inteligencia; alguns poderosos, outros nem um pouco. Ezio em seu caminhar em busca de vingança, vai acumulando muitos inimigos, as vezes sem querer, e outras por querer. Mas o legal é que Auditore sempre se safa de tudo isso.
Mas mesmo assim, o autor peca muito em se demorar na narração de como ele conhece seus inimigos, e como faz esta "amizade". Acho que cada três capitulos do livro explica como ele conheceu um de seus oponentes. Você pode dizer: Isto é pouco. Mas muitas vezes, esses capitulos costumam ser grandes e demorados. Sem falar que o mocinho da estória conhece muitos oponentes, muitos mesmo, e isso pode tirar um pouco do foco a estória.

"Naquele momento, Ezio soube que sua vida anterior havia acabado – Ezio, o garoto, não existia mais. Dali por diante, sua vida estava baseada em um único objetivo: vingança."
Pág 60 - Assassin'S Creed: Renascença

O final não foi exatamente como eu queria. O autor se demorou tanto, que quando chega ao ultimo capitulo, ele começa a fazer com que as coisas se tornem corridas, fazendo com que Ezio e seus amigos descubram logo todo mistério que envolve a trama. É bem estranho a forma abrupta que o autor decidiu terminar a estória. Não me agradou, apesar de me deixar sedento pela continuação. O autor, em todo livro, pareceu encher liguiça com a estória, repetindo cenas, e deixando o leitor cansado. Mas quando chega ao final e conclusão da obra, ele acelera de repente tudo, todos os acontecimentos, e vai para a ultima cena do livro. Quando algumas revelações são ditas, o leitor fica meio cansado de tudo isso, pois o autor em todo livro quis retratar a ação do jogo, e como eu já disse, game e livro são coisas bem diferentes. Livro tem conteudo, jogo deste tipo, ação. Mas o final, que não foi como eu esperava, não foi tão ruim assim, mas o que me incomodou mesmo foi que o autor acelerou tudo rapidamente.

Cena do jogo Assassin'S Creed.

Um ponto bom do livro, é que os acontecimentos históricos são verdadeiros! Há uma participação - digamos especial, rs - de Leonardo da Vinci, Nicolau Maquiavel, entre outros. Gostei muito disso, e a obra é uma grande aula de História, rs.

Cena do jogo Assassin'S Creed.

Então, foi isso que eu achei do livro, e não posso deixar de dizer que nas ultimas páginas há uma lista dos personagens e um vocabulário contendo palavras em italiano e latim... amei isso, pois nos deixa muito informado e mais próximo desta lingua. E já ia me esquecendo, o livro é recheado de palavrões, que possam interromper a leitura, já que possa haver alguns leitores que se importem com isso. Eu não gosto de livros assim, mas também não paro a leitura.

FICHA DO LIVRO:

Livro: Assassin'S Creed - Renascença

Autor: Oliver Bowden

Editora: Galera

Páginas: 378

OBS: Foi dificil escrever esta resenha, pois o livro é bem grande, e a minha avaliação foi enorme. Tentem não se cansarem de ler a postagem toda, rsrs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...