quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Por que Livros?

Boa noite pessoal! Faz muito tempo que escrevi em uma postagem que eu estava chegando com novas ideias para o blog. E é a mais pura verdade. Eu tava bolando, a um tempinho, uma coisa inovadora para o blog, algo que fosse bem interessante. E cheguei a conclusão.

Se o blog se chama Pensamentos do Joshua, eu vi que eu não tava expressando nada nestas postagens. O minimo era as resenhas de livros, críticas de filmes, e conversas sobre games. Mas isso era muito pouco.

Então decidi, toda semana, não importando quantas, fazer uma postagem, voltada para um determinado assunto, onde eu comentaria sobre ele. Esta postagem seria algo novo, interessante; ou até algo muito falado hoje em dia.

E é, com tanta alegria, que inauguro esta nova etapa para o blog.

  Fiquei pensando no que eu iria trazer para vocês nesta semana. Eu não tive muitas inspirações, mas decidi comentar sobre um assunto bastante falado hoje em dia: LIVROS.
  Mas por que LIVROS?
  Fiquei me perguntando: Por que gostamos tanto de ler? De onde tiramos isso?

oraculo.jpg
Inscrição em Ossos
  Então, pesquisei em fontes confiaveis, a razão para gostarmos tanto de ler. Resumi, de forma rapida, tudo que achei em minha busca.

Inscrição em Pedra


COMO TUDO COMEÇOU...

  Antes de desenvolver a escrita, o homem se comunicava apenas falando.
  Quando inventou o alfabeto, o homem passou a escrever e registrar seus pensamentos e suas descobertas.
  Até os registros do homem ganharem a forma de livros tal como conhecemos hoje, ele escreveu em pedras, ossos e "tábuas" (também chamadas tijolos) de argila. Aliás, os primeiros livros foram mesmo escritos nas tais "tábuas" de argila, páginas muito pesadas.
  Depois das pedras e das "tábuas" de argila, o homem passou a usar o papiro, planta comum no Egito, usada pela primeira vez em 4000 a.C.!!!

  Então, podemos tirar logo de primeira deste pequeno texto, que a escrita foi uma forma de expressar pensamentos; e não só isso, como também, para a comunicação. Então, os LIVROS, basicamente, são uma forma de o autor expressar o que sente ou/e se comunicar com os leitores. Estão vendo como os LIVROS são tão essenciais para a nossa vida!
  Continuando. Agora vamos ver as formas de escrita que o homem usou para expressar seus pensamentos e/ou comunicar-se com os outros homens ao seu redor.

Planta Papiro
O PAPIRO

  Ao contrário do papel, que é feito de fibras de plantas esmagadas, o papiro era feito de pequenos e finos pedaços do talo da cana do papiro, molhado por três dias, até clarear. Os pedaços eram empilhados e colocados para secar ao sol.
  No papiro, anotava-se a contabilidade das lojas do reino egípcio. Muitas cartas e livros também foram escritos em papiro.

  Viram como a escrita é essencial para o homem. Com ela, o homem não iria conseguir viver - em certas partes da vida. E para escrever, era necessário algo. O papiro, até então, serviu como esse algo. E, como eu já disse: A escrita serve para o homem expressar seus pensamentos ou/e se comunicar com os outros. Mais uma coisa que comprova isso: No papiro, anotava-se a contabilidade das lojas do reino egípicio. Ninguem iria guardar na cabeça os lucros e despezas do comércio egípcio, é claro! Viram como o papiro serviu tanto na vida dos homens! E também ele servia como carta. Carta = Comunicação. Entenderam? E mais uma vez podemos ver a palavra LIVROS, em que o papiro também serviu para isso.
  Mas o papiro não foi a unica tecnologia que existiu para a escrita...

O PERGAMINHO

  Usando o couro de animais - raspado, lavado, esticado e seco -, o homem inventou o pergaminho, que era muito mais resistente do que o papiro. Não demorou para ter a ideia de costurar vários pedaços de pergaminho, formando LIVROS razoavelmente parecidos com os de hoje. Nas folhas de couro, assim como no papel da atualidade, se escrevia de um lado e de outro.

Pergaminho
  Viu como o homem aprimorou a escrita. Não só ela, mas como também o meio de propaga-la. Antes, o papiro, e agora, couro de animais, que passado por um longo processo, acabava-se no famoso pergaminho. Costurando um ao outro, o pergaminho começou a ser mais util do que o papiro. LIVROS começaram a ser escritos, e com mais frequencia. Mais ainda havia algo. Para escrever um LIVRO, isso demorava, digamos, muito tempo, e quando seu autor acabava de escrever o LIVRO, ele só possuia uma cópia do mesmo. Olha só o trabalhão que dava, né? E tinha outro fator que atrapalhava ainda mais: Poucas pessoas sabiam escrever e ler. E também, os livros eram tão caros! Quanto problema! Mas as coisas mudaram, quero dizer, aprimoraram, porque se bem que os livros continuam caros, e ainda há pessoas - mesmo que seja uma minoria - analfabetas. Mas, continuando...


O PRELO


  O desejo das pessoas de querer ler (e aprender!) mais e mais levou o homem a pensar em uma máquina que pudesse imprimir livros.
  Por volta de 1450, o alemão Johann Gutenberg deu forma à tão sonhada máquina de impressão: o prelo. Houve uma revolução! Afinal, tornou-se possivel fabricar um numero maior de LIVROS a um custo menor. Assim, as ideias passaram a se propagar com muita mais rapidez.

  Viu. A escrita, mais e mais estava sendo um meio de expressar ideias...

  Imagine que Gutenberg, com a ajuda de um mecânico, aperfeiçoou uma prensa de espremer uvas para criar a tal máquina - o prelo -, que funcionava assim: uma alavanca girava uma rosca de madeira, que abaixava uma tábua, que apertava o papel úmido, que estava colocado sobre as letrinhas, que arrumadas em palavras e frases e sujas de tinta, iam imprimindo as páginas uma a uma. Ufa! Era como se para cada página fosse preparado um grande carimbo. Só que era possivel desmanchar esse carimbo, tirando as letras e reorganizando-as para cada página nova.
  O invento de Gutenberg ficou cerca de 300 anos sendo usado sem grandes alterações. Só quando surgiu a impressora construída em metal é que se pode dizer que houve outra grande transformação. Mas esta é outra história...

  Viram como a escrita, através de anos - muitos anos -, evoluiu? E quando digo escrita, incluiu tudo relacionado a ela. E o que vemos, hoje e dia, de mais relacionado a ela, são os LIVROS.
  Agora, respondendo a pergunta do inicio da postagem: Por que LIVROS?
  Simples a resposta:

"
  Ler não é algo que você faz hoje, e amanhã se esquece. Ler é algo que nem os mais altos pensadores sabem explicar. Ler é algo incrivel. Eu poderia dar varios adjetivos - ou até substantivos - para especificar por que lemos LIVROS, mas decido deixar isso por sua conta. Pudemos ter o acesso a história da escrita, e de como os homens a evoluiram, mas o acesso a resposta desta maravilhosa pergunta, deixo você responder. Aliás, todos devem saber porque ler é tão bom...
                                                                                                                                                                   "
  Espero que tenham gostado desta postagem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...