domingo, 12 de junho de 2011

Resenha A Vingança de Christopher Reich

Titulo: A Vingança
Autor: Christopher Reich
Tradução: Fernanda Abreu
Páginas: 346
Editora: Sextante Ficção

"Há menos de seis meses, o respeitado cirurgião da ONG Médico sem Fronteiras Jonathan Ransom teve sua vida drasticamente transformada. Durante uma escalada na Suíça, ele e a sua esposa, Emma, foram surpreendidos por uma tempestade. Jonathan acreditou que a mulher tivesse morrido, mas logo descobriu que ela escondia um passado obscuro. Emma é uma agente secreta. E não está morta.
Agora, atuando num lugar remoto da África, o Dr. Ransom tira uma folga de suas atividades humanitárias para ir a Londres, convidado a dar uma palestra num congresso de medicina. Assim que chega ao hotel de luxo onde ficará hospedado, é abordado por um desconhecido que lhe dá instruções para se encontrar com Emma.
Apaixonado e cheio de saudades, ele vê a esposa por duas vezes. Mas então Emma se despede de novo, dizendo que ainda corre grande perigo e precisa desaparecer. Incapaz de aceitar essa segunda separação, Jonathan a segue até uma movimentada rua de Westminster. Ao perceber o que a mulher está tramando, ele tenta detê-la, mas não consegue.
Emma detona um potente carro-bomba na frente de um edifício ministerial, deixando quatro mortos e mais de 30 feridos. Ao tentar ajudar uma das vítimas, Igor Ivanov, ministro do Interior russo, Jonathan é preso, acusado de cumplicidade no atentado. Para provar sua inocência, a polícia exige que ele ajude a encontrar Emma.
Incapaz de entregar a mulher que ama, Jonathan foge, dando início a uma caçada eletrizante, na qual é, ao mesmo tempo, caça e caçador.
Em A vingança, continuação de A farsa, Christopher Reich cria uma trama intrigante e repleta de reviravoltas, sem deixar escapar uma pista sequer de quem é o verdadeiro culpado."

A Vingança, continuação de A Farsa - que já tem resenha aqui no blog - é bem mais intrigante do que o primeiro livro, com uma história surpreendente e um enredo de tirar o folego. Alguns meses depois da aventura ocorrida no primeiro livro, e das revelações, Jonathan tenta levar uma vida normal, tentando, entre aspas, esquecer o passado. Numa conferencia de médicos, Ransom será o palestrante, mas, durante o coquetel, um homem misterioso lhe diz aonde encontrar Emma - cuidado, spoiler - sua esposa, que agora, sabe que é uma espiã. Ransom vai atrás dela, e, Emma lhe diz que vai embora, e não vão se ver durante um bom tempo. No meio da noite, Emma entra no quarto de hotel de Ransom, e lá eles tem uma conversa, quase uma briga. Emma vai embora, e Ransom, vai atrás dela. De repente, um carro-bomba explode. Ransom, sobrevivente do ataque, perde de vista Emma. E, nesse interim, uma agente, Kate, e Graves, um agente do Five, tem como suspeito do ataque terrorista, Ransom. Ransom é preso, mais consegue fugir, e a unica coisa que ele quer é: Respostas. Sendo assim, Ransom vai atrás de Emma, seguindo pistas do passado.

A Vingança é bastante eletrizante, e a história tomou um novo rumo, tendo revelações, que foram essenciais para a trama. Eu gostei de A Vingança, pois foi uma história bem elaborada, mais, em certos pontos, monotona, pois, a maioria do livro se passa em fugas e perseguições. Mas, tirando isso, eu gostei muito da história.

Neste livro, nos é apresentado novos personagens, como Kate, uma agente, e Graves, um agente da Five, uma agencia de segurança nacional. Kate, no começo do livro, investiga um caso, de um assassinato de um homem rico, e com um papel fundamental na história. Enquanto investigava, uma gravação a surpreende, e talvez será a chave para outro crime, um atentado contra a vida do primeiro ministro do Interior, Igor Ivanov. Graves aparece na história, querendo ajudar Kate no caso, mais as coisas começam a se tornar perigosas, depois do atentado. Então, Jonathan é o primeiro suspeito de executar o atentado.

A história se desenrola com grandes revelações, e com mortes inesperadas. É dificil fazer uma resenha sobre esse livro, pois, tudo que eu falar aqui, poderá ser um spoiler. Então eu vou tentar não dizer muito sobre o livro.

A capa do livro continuou no mesmo modelo do primeiro livro, com uma discreta foto ao fundo. E, se você for perceber, a letre do titulo é em alto relevo, assim como o primeiro livro. A diagramação é bem elaborada, sem nenhum erro.

A Vingança é um livro bom de se ler, leve, e, as vezes, pesado, no sentido de cenas de tortura e xingamentos. Mas, tirando isso, é um livro bom. Recomendo. Mas, acho que o primeiro livro foi bem mais agitado do que o segundo. Agora quero ler o terceiro livro da serie: A Traição.

Agora vamos a nota do livro:

CAPA: 09
HISTÓRIA: 08
ORIGINALIDADE: 07
NARRATIVA: 07
PERSONAGENS: 09

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...