quarta-feira, 8 de junho de 2011

Resenha: Anjos e Demônios de Dan Brow

Titulo: Anjos e Demônios
Autor: Dan Brown
Tradutor: Maria Luiza Newlands da Silveira
Editora: Sextante Ficção
Páginas: 461

"Antes de decifrar O código Da Vinci, Robert Langdon, o famoso professor de simbologia de Harvard, vive sua primeira aventura em Anjos e demônios, quando tenta impedir que uma antiga sociedade secreta destrua a Cidade do Vaticano.
Às vésperas do conclave que vai eleger o novo Papa, Langdon é chamado às pressas para analisar um misterioso símbolo marcado a fogo no peito de um físico assassinado em um grande centro de pesquisas na Suíça.
Ele descobre indícios de algo inimaginável: a assinatura macabra no corpo da vítima é dos Illuminati, uma poderosa fraternidade que ressurgiu disposta a levar a cabo a lendária vingança contra a Igreja Católica. De posse de uma nova arma devastadora, roubada do centro de pesquisas, ela ameaça explodir a Cidade do Vaticano e matar os quatro cardeais mais cotados para a sucessão papal.
Correndo contra o tempo, Langdon voa para Roma junto com Vittoria Vetra, uma bela cientista italiana. Numa caçada frenética por criptas, igrejas e catedrais, os dois desvendam enigmas e seguem uma trilha que pode levar ao covil dos Illuminati - um refúgio secreto onde está a única esperança de salvação da Igreja nesta guerra entre ciência e religião."

É com grande prazer que escrevo esta resenha. Durante o tempo em que eu lia Anjos e Demonios, eu ficava muito ansioso por saber a resposta para tudo. Mas, como em todo livro que é bom, no final, tudo se resolve, e, em Anjos e Demônios, não foi diferente.

A história se desenrola rapidamente, com explicações em algums partes do livro, mas sem dar muitos rodeios, simples e objetivo. O personagem principal é Robert Langdon, um professor de simbologia. Logo é chamado para verificar um ambigrama, marcado a fogo, em um fisico, que construira a antimateria, algo totalmente perigoso, perigoso se cair em mãos erradas. E, obviamente, a antimateria foi roubada. Logo, tudo se encaixa. O ambigrama marcado a fogo no fisico, é um simbolo de uma antiga fraternidade, uma sociedade secreta, inimiga da Igreja, os Illuminati.

Dai em diante, uma corrida mortal se desenrola pela Cidade do Vaticano e por Roma. Uma ligação, do possivel lider dos Illuminati, deixa tudo fora de controle, ao saberem que quatro cardeias foram sequestrados, e eles eram os preferidos, e mais, o papa morreu, e um conclave sera feito, uma especie de eleição, e, os quatro cardeais preferidos, eram essenciais para a votação, para elegerem o futuro papa.

Pistas são colocadas no caminho, umas falsas, outras verdadeiras. E só a mente de Robert Langdon para desvendar todo esse mistério, junto com a filha do fisico assassinado.

O livro é surpreendente. É o primeiro livro que leio de Dan Brown, e ele já me surpreendeu com sua escrita, narração, e tudo mais. Eu já havia visto o filme baseado no livro, mais, sinceramente, eu prefiro o livro do que o filme.

Os personagens são descritos com perfeição, indo até o profundo, mostrando os seus passados, e, falando sobre cada atitude de cada um. Robert é um otimo personagem, e eu gostei muito de sua inteligencia para desvendar os casos. A coragem de Vitória, após saber que seu pai foi morto. E tudo mais.

A Cidade do Vaticano e Roma, que são palcos dessa aventura, foram descritas com delicadeza, falando e explicando cada parte explorada.

Uma coisa que gostei é que, no livro, ha imagens dos ambigramas: Terra, Ar, Fogo, Agua, Illuminati, e o ultimo que é o Diamante dos Illuminati. Os desenhos são simetricamente iguais! Eu fiquei louco com isso. Eu virava o livro de cabeça para baixo, e lá estava a mesma palavra - só que em ingles.

Outra coisa que me chamou a atenção, foi a capa do livro. Inspirada na capa do filme, eu não gostei muito da imagem, mesmo que expresse o titulo do livro, um ajo e um demônio, acho que faltou alguma coisa, algum elemento essencial para a capa. Mas mesmo assim, eu gostei.

O livro, em algums partes, comtem erros de gramatica. Sim. Em alguns pontos, a palavra não foi separada corretamente. Tipo, quando não conseguimo escrever uma palavra toda numa linha, colocamos o sinal -. Só que no livro, o erro não foi esse. O erro foi que a palavra não foi separada em silabas corretamente. Mesmo que tenha sido poucas vezes cometido esse erro, acho que o editor tinha que ter revisado isso, tirando isso, a diagramação foi otima.

Enfim, o livro é otimo, e acho que vale a pena ler. Existe uma grande questão discutida ao longo da história do livro: Ciencia e Religião. O autor não quis puxar para nenhum lado, dizendo que um é o certo e o outro errado. Simplismente, ele quis dizer uma coisa: Você acredita no que achar melhor. Cabe ao homem decidir no que ter fé.

Agora vamos a nota do livro:

CAPA: 08
HISTÓRIA: 10
NARRATIVA: 10
ORIGINALIDADE: 10
PERSONAGENS: 09

2 comentários:

  1. Saudações digitais Joshua

    Bom, esse livro de Dan Brown tem seus méritos e faz juz ao título de Best Seller. Tem muita pesquisa e conhecimento

    agregado na obra. Os capítulos são curtos e objetivos, sempre com um gancho para a próxima cena. Porém, como já li

    esse livro, tem uns pontos a ressaltar:


    ♣ Você já sabe o que vai acontecer entre Langdon e uma certa Vitoria, se não me engano, assim que ela entra na

    história

    ♣ O livro segue a clássica jornada do herói, com o protagonista sendo lançado à uma caçada, uma busca, percorrendo

    vários lugares de Roma pra no final salvar o mundo e a si mesmo (mundo = só o Vaticano)

    ♣ Uma história recheada de clichês hollywoodianos

    Mas, por outro lado, é uma trama muito bem enrolada. Como já disse, muito conhecimento agregado. Uma informação

    passada no início e que é usada nos últimos capítulos. Um final muito perplexo: quem iria imaginar que Janus era

    o... opa Spoiler ☺

    Enfim, sem falar dos muitos pontos turísticos de Roma. Minha professora de Literatura comenta muito esse escritor,

    que embora escreva lá seus livros com uma fórmula de sucesso manjada, engaja muito bem a história. E toda

    leitura é válida (mais uma frase da minha prof) e decerto este é um expoente da literatura de suspense e policial

    que mesmo merece o título de Best-Seller.

    Vale conferir algumas outras obras desse autor, como O codigo da Vinci e Fortaleza Digital (esse é fraquinho no

    início, mas engata lá no meio da leitura).

    Boa resenha.

    Att., CJ Braunne BR

    ResponderExcluir
  2. Oi adorei.. muito obrigado, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...